Por que as taxas estão subindo |
Por que as taxas estão subindo
As taxas de juros são uma reminiscência de décadas passadas porque temos uma inflação não vista em 40 anos. Os preços subiram 8,2% ano a ano em setembro, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor, que passou meses acima da marca de 8%.
Essa inflação significa que o Federal Reserve vem aumentando sua taxa de juros de curto prazo, a taxa de fundos federais, para tentar colapsar a demanda do consumidor e reduzir os preços. A taxa de fundos federais é uma taxa de curto prazo que afeta o que os bancos cobram uns dos outros, mas envia efeitos em cascata pela economia, afetando o que as empresas e os consumidores pagam para emprestar. Um exemplo: muitas linhas de crédito home equity, ou HELOCs, têm taxas variáveis que se movem em torno da taxa básica, que é essencialmente a taxa dos fundos federais mais 3%.
O presidente do Fed, Jerome Powell, disse após o aumento da taxa em novembro que os efeitos desses aumentos já estão aparecendo nas partes da economia mais sensíveis a eles, ou seja, finanças. “Levará tempo, no entanto, para que toda a política monetária seja executada, especialmente sobre a inflação”, disse ele.Como a inflação ainda não mudou muito, os aumentos de juros do Fed – e o aumento das taxas em toda a economia – podem demorar mais e subir mais do que o esperado anteriormente, dizem os especialistas. “Pode demorar um pouco mais do que esperávamos”, diz Christine Cooper, economista-chefe do CoStar Group, um provedor de análise imobiliária. “[Powell] estava tentando equilibrar a mensagem de que ter que subir mais alto pode demorar um pouco mais.”
0 Comentários